Tem tempo? Deixe-se «ir».

Argentina e Chile em alerta vermelho devido a vulcão


Vulcão Copahue na fronteira entre os dois países.

Autoridades ordenam evacuação de área com cerca de 3000 habitantes próxima do vulcão Copahue.

As autoridades do Chile e da Argentina lançaram um alerta vermelho e ordenaram a evacuação das zonas mais próximas do vulcão Copahue, situado na fronteira entre ambos os países e que pode entrar em erupção.

O vulcão fica na cordilheira dos Andes, a quase 3000 metros de altitude, cerca de 500 quilómetros a sul da capital chilena, Santiago.

Mais de 3000 pessoas terão de abandonar as casas, num raio de 25 quilómetros ao redor do vulcão, que tem registado uma crescente actividade sísmica nas últimas semanas.

As autoridades dizem que não é certo que o vulcão entre em erupção agora, mas existe esta possibilidade. “O vulcão está agora num processo que pode culminar com uma erupção, por isso emitimos um alerta vermelho e uma ordem de evacuação”, disse o ministro chileno do Interior,  Andres Chadwick, numa conferência de imprensa.

Do lado chileno, estima-se que 2240 pessoas tenham de ser realojadas temporariamente. Do lado argentino, serão 900, da cidade de Caviahue-Copahue, onde há uma estância de esqui.

Um alerta vermelho já tinha sido lançado em Dezembro passado, quando o vulcão Copahue começou a expelir cinzas e gases. A sua última erupção de facto ocorreu em 2000. 

Daqui: Público

Ads 468x60px

Com tecnologia do Blogger.