Tem tempo? Deixe-se «ir».

Monte Aconcágua, a 2ª mais alta do mundo, com 6.962 m.

Foto daqui.
Foto daqui

O monte Aconcágua - Sentinela de Pedra - tem 6 962 metros de altitude, e é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza. Está localizado no Parque Provincial Aconcágua, cuja entrada fica próxima ao povoado de Puente del Inca.

Por ser a montanha mais alta das Américas desafia todos os anos montanhistas de todo mundo a escalá-la. Existem alguns locais para acampamentos para quem deseja realizar a subida da montanha: Confluência a 3 368 m de altitude, Plaza de Mulas 4 370 m – que é o acampamento base –, Nido de Condores a 5 560 m e Berlim a 5 926 m.

Mapa da sua localização

Foto daqui.

Apesar de sua altitude, o Aconcágua não é uma montanha difícil de ser escalada do ponto de vista técnico, pois para atingir o seu cume pela rota normal não é necessário que o montanhista realize escaladas técnicas. Porem a subida pela face sul do Aconcágua é considerada uma das mais perigosas do mundo. Para superar blocos de gelo do tamanho de edifícios são necessários: bom conhecimento técnico e enorme capacidade física.

O desafio que a montanha apresenta é um teste de resistência física pois o montanhista tem que superar o frio e a falta de oxigénio comum às grandes altitudes.

Fonte deste texto adaptado: Wikipedia

As 3 últimas fotos foram recolhidas aqui.
A conquista do cume foi feita por Matías Zübriggen em 14 de janeiro de 1897 que deixou a sua piqueta no cume como prova. 

O Aconcágua, que na língua quíchua significa ‘sentinela de pedra’, faz parte do circuito dos 7 cumes, onde é eleita a maior montanha de cada continente:

• Everest – Ásia – 8.850;
• Aconcágua – América, Argentina – 6.962;
• Denali (Mount McKinley) – Alaska – 6.194;
• Kilimanjaro – África – 5.895;
• Elbrus – Europa – 5.642;
• Vinson– Antártica – 4.897;
• Carstensz Pyramid – Australasia - 4.884

Apesar de estar há apenas 180 km de Mendoza e de ter uma invejável infra-estrutura de segurança e resgate, o Aconcágua é uma montanha muito desafiadora devido à sua posição geográfica (baixa latitude). O clima dos Andes é muito duro e acima dos 5.000 metros a temperatura pode chegar facilmente abaixo de -20 ºC com ventos superiores a 130 Km/h. Isso explica o baixo índice de sucesso das expedições. Em média, apenas 30% dos montanhistas conseguem atingir o cume durante a temporada - Dezembro a Março.

Existem várias vias de acesso: normal, polacos, falsa polacos, face sul, etc. Sendo que a rota normal é a mais procurada, por se tratar de uma via de trekking e que não exige conhecimentos técnicos de escalada. Porém, justamente aí está o perigo, pois muitas pessoas subestimam a montanha e se expõem a riscos desnecessários.

No Monte Aconcagua as variações do clima são tão imprevisíveis que às vezes não se pode chegar ao cume pela falta de experiência pessoal para realizar um prognóstico do clima próprio. O clima do Aconcagua está sempre relacionado com o clima do Chile.


Estas 2 últimas fotos da Laguna de Horcones foram recolhidas aqui.
Foto daqui.


Ads 468x60px

Com tecnologia do Blogger.